11/05/10

total debt

"Fresh EU data shows that total debt is 224pc of GDP in Greece, 272pc in Spain, 309pc in Ireland, and 331pc in Portugal, each with a heavy reliance on external finance that can dry up at any moment. They are all being forced to impose austerity measures, risking a slide into deeper slump and a potential debt-deflation trap". (aqui)

3 comentários:

  1. Bom, a autoflagelação provocada pela inércia tinha que ser contida; o que estava em causa, não era o longo-prazo das contas dos PiGS, mas sim a espiral de ataques à divida publica dos pigs que a inércia da UE gerou.

    Reposta a normalidade no mercado, assegurado pelo bce, foi exigido aos Pigs medidas efectivas para controlo dos déficites. Ou seja, além de resolver o curto-prazo, exigiu-se (e bem) que o longo-prazo seja controlado pelos respectivos paises.

    No entanto, as medidas que os Pigs vão tomar não comtemplam mudança no que ao crescimento sustentado diz respeito.

    A única hipotese que os Pigs tem de melhorar a longo prazo, seria poderem consolidar a sua divida a muito longo prazo, de forma a os estados poderem investir no incentivo à iniciativa privada.

    Tais incentivos passam entre várias medidas, por 1) uma fortissima redução de impostos a empresas exportadoras para a UE 2) redução severissima de impostos a empresas exportadoras para fora da UE 3) agravamento de impostos (ou taxas) para importações 4) forte fomento do capital de risco a investimentos que gerem exportações ou 5) investimentos que reduzam importações, alicerçado por 6) envolvimento do estado no que a seguros de crédito diz respeito. Sem esquecer 7) total isenção de impostos sobre lucros a empresas que invistam em sectores de actividade cujas vantagens comparativas sejam melhores (em portugal), definindo e estudando 8) os sectores elegiveis para o efeito; mais, seria urgente 9) promover o associativismo empresarial para efeitos de exportação, 10) mas também para efeitos de produção para 11) obter economias de escala, nomeadamente na agricultura e pescas e producao de carne.

    Como de facto, não vejo medidas promotoras do crescimento da economia, devo concordar com os alemães... que o longo-prazo na realidade não vai ser bom. Iremos todos baixando a qualidade de vida até estarmos africanizados ou achinezados.

    A este respeito, achei curioso que, durante esta crise, o governo alemão não deixou de se sentar com os responsaveis das fabricas de automoveis, no sentido de preparar a liderança na produção de carros electricos. E é isto que era necessario, governantes que pensem as empresas e a economia empresarial.

    RB

    ResponderEliminar
  2. "great analysis. Has the amount of public debt gone down? No. Is there an improvement in gdp growth prospectives? No. Are the french and germans bailing Greece out? Yes. Do they want to do that? No."

    Source: "Simple thoughts on Europe"
    Link: http://www.marginalrevolution.com/marginalrevolution/2010/05/simple-thoughts-on-europe.html

    ResponderEliminar
  3. "But I still don't see what the rest of the eurozone is getting out of it."

    Source: http://www.marginalrevolution.com/marginalrevolution/2010/05/megan-mcardle-asks.html#comments

    ResponderEliminar