10/05/10

soluções pessoalizadas

Só existem duas maneiras de governar uma comunidade humana - ou através de pessoas ou através de processos impessoais, como o mercado e a democracia. A primeira é a solução católica, a segunda a solução protestante. É esta a divisão fundamental entre a cultura católica e a cultura protestante - a contestação pela última da autoridade pessoal (do Papa).
.
O protestantismo anglo-saxónico prefere o mercado, o protestantismo germânico prefere a democracia. Do primeiro nasceu a Economia, do segundo a chamada Ciência do Direito e a Ciência Política, e também a Sociologia. A oposição entre Mercado e Estado deriva da oposição entre estas duas correntes de pensamento protestante.
.
Os processos impessoais podem saí fora do controlo humano. O liberalismo acredita nos poderes auto-reguladores do mercado, e o socialismo possui a mesma crença acerca dos poderes auto-reguladores da democracia. São ambos actos de fé, como a realidade está a demonstrar. O mercado falhou na presente crise, mas a democracia, que tornou os países ingovernáveis, também. Falharam os dois.
.
Vamos ter de voltar a soluções pessoalizadas de governação e o tema central das ciências sociais vai passar a ser: como é que um homem, com poderes mais ou menos absolutos, governa um país? O catolicismo vai estar na moda outra vez. A Igreja Católica é a única grande comunidade humana no Ocidente governada por um homem com poderes mais ou menos absolutos.

Sem comentários:

Enviar um comentário