04/05/10

36 anos

Salazar governou o país durante 36 anos, o mesmo número de anos que tem o regime democrático saído do 25 de Abril. A comparação entre a performance económica do país nestes dois períodos de 36 anos é favorável de forma avassaladora ao primeiro, e Salazar teve pelo meio uma guerra mundial, uma guerra colonial em várias frentes e não teve ajudas externas.
.
Se o regime salazarista tivesse tido a performance económica do regime democrático, Salazar, que governou Portugal desde 1932 até à sua morte em 1968, teria sido deposto muito antes de morrer. Ele só se manteve tanto tempo no poder porque o regime económico do Estado Novo era uma máquina impressionante de produzir riqueza. Nunca na época moderna, e talvez nunca na sua história, os portugueses prosperaram tanto em tão pouco tempo.
.
Eu estou hoje convencido que a única forma racional de governação de uma comunidade humana (seja uma família, um país, ou outra) é aquela que tem no topo da governação um homem com poderes supremos e absolutos, à semelhança do que sucede com o Papa da Igreja Católica. Só assim é possível pedir responsabilidades a alguém pelo que está mal, e esse mesmo homem tem todos os poderes para corrigir a situação. Este é o segredo que permite à Igreja Católica viver há mais de dois mil anos.

3 comentários:

  1. O salazarismo manteve-se no poder porque satisfez as principais clientelas do poder (hoje chamar-lhe-iamos lobbies).

    E no final o Estado Novo cai, nao por razoes economicas (que apos o choque petrolifero de 1972 j'a nao eram as ideais) mas por insastificacao da corporacao militar, uma corporacao chave que o regime deixou de conseguir satisfazer.

    Rui Silva

    ResponderEliminar
  2. Poderes absolutos dentro da sua organização voluntária. Esquece-se sempre disso.

    Também se esquece que na Idade Média, no expoente do Catolicismo, o que menos existia era um poder político absoluto.

    Ainda vai ter que percorrer algum caminho«, mas um dia chega lá. Quanto mais pretensa legitimidade ou autoridade confere ao poder político mais ele será inimigo da ICAR.

    A ICAR prosperará na ausência do absolutismo do estado moderno.

    Perca essa fé cega da realidade política, como se fosse essa a salvação. Não é muito diferente da fé/mania de muitos liberais numa "Constituição".

    ResponderEliminar
  3. se tivesse havido um homem de poder irresistível, não
    haveria razão para ele não governar por aquele poder e defender-se a si próprio e aos demais, conforme
    lhe parecesse melhor”

    Adivinhe quem disse.

    O pai deles todos. Por onde o Liberalismo começou.

    ResponderEliminar