07/05/10

Roma

Excelente apreciação de Roma (aqui). Justamente a capital do catolicismo. Há de tudo em Roma, o religioso e o secular, o antigo e o moderno, o chic e o vulgar, o sério e o divertido, o caro e o barato, o feio e o bonito, a ordem e a anarquia. É a única cidade do mundo onde há de tudo, como se o mundo estivesse em Roma.
.
Durante muitos anos não tive interesse em visitar Roma, porque tinha o preconceito que só lá iria encontrar padres. Quando a visitei pelo primeira vez há cerca de 10 anos, foi a cidade que mais me surpreendeu pela diferença entre aquilo que lá encontrei e aquilo que esperava encontrar. Durante muito tempo eu julguei que era Nova Iorque que tinha tudo o que existe no mundo.
.
Estava enganado. É Roma. É a única cidade no mundo onde nos podemos sentir como se estivéssemos a viver há dois mil anos atrás, e tocar nas coisas que têm essa idade. Estão na rua, à disposição de todos. Mas esta não é a única característica de Roma. Na realidade, a característica única de Roma é que tem tudo o que há no mundo convivendo harmoniosamente lado a lado. Diga o que quer. Procure, porque isso existe em Roma.

1 comentário:

  1. Roma já viu e viveu tudo o que a humanidade vive, vê, viverá e verá, tudo já lá aconteceu (excepto o Socialismo, o Comunismo e Confucionismo, mesmo estes devem ter sido vivenciados, embora ligeiros lampejos). Roma é Tradição, a Igreja Católica a sua fiel herdeira e depositária, o arquivo vivo da Humanidade! Como o Professor tão bem tem descrito a humanidade contemporânea despreza a tradição, as lessons learned, logo comete e voltará a cometer erros atrás de erros, agora a uma escala global. Erros esses perfeitamente evitáveis... não havia necessidade!

    ResponderEliminar