Aquilo a que eu chamo a economia dos mortos é sempre um exercício desagradável de fazer. Mas às vezes é necessário para repôr a verdade. Depois de escrever este post, eu fiquei a pensar nas críticas que imediatamente iriam surgir, a principal das quais se refere inevitavelmente ao número de oposicionistas que morreram por força da repressão exercida pelos regimes de Franco, Pinochet e pelo dos coroneis da Grécia. Associar regimes pessoalizados com a repressão política e a morte de oposicionistas é um exercício que tende a desacreditar os regimes de autoridade pessoalizada.
.
A verdade, porém, é que as democracias mataram muito mais gente do que os regimes de autoridade pessoalizada. Estima-se que a democracia alemã que elegeu Hitler terá contribuido para a morte de 50 milhões de pessoas. As democracias populares dos países de Leste também mataram vários milhões. Mais recentemente, a democracia americana, desde 2003, já matou centenas de milhar de pessoas no Iraque. Só que ninguém é responsável. George Bush foi eleito democraticamente e a sua decisão de invadir o Iraque foi apoiada pela maioria da população. Quem responde pelas mortes? Ninguém.
.
É claro que no caso da Alemanha, e na impossibilidade de executar a maioria do povo alemão que levou Hitler ao poder, sempre se executaram alguns criminosos de guerra. Mas também isso só foi possível porque a Alemanha perdeu a guerra. Se a tivesse ganho, ninguém seria responsabilizado pelos milhões de mortes que causaram. Ainda assim, é caso para perguntar, que regime político é esse - o da democracia - que elege criminosos para o poder?
http://i19.photobucket.com/albums/b159/panotea/marianne-680-athenes-et-lisbonne.jpg
ResponderEliminarCaro senhor Arroja,
ResponderEliminarHá tanta omissão em relação à História do "sonho europeu", e ela ocorre justo nos pontos que ajudariam a esclarecer o porque disto estar a se transformar num pesadelo.
Penso que estas duas leituras serão do seu interesse:
http://www.dailymail.co.uk/news/article-1179902/Revealed-The-secret-report-shows-Nazis-planned-Fourth-Reich--EU.html
Procure por este título: Germany's Four Reichs
http://freedownloadbooks.net/reich-s-doc.html
O autor do livro, Harry Beckhough, é um homem cuja biografia já merece um estudo.
Cumprimentos,
Carlos Velasco