16/03/10

A Escola (xv)

Visto de avião é assim. Mas se você descer lá abaixo...
No país socialista, a Escola é, em primeiro lugar, uma instituição de socialização, e só depois uma instituição de aprendizagem. É na escola que os jovens vivem pela primeira vez a experiência socialista e democrática da igualização. Tudo na Escola é definido ao detalhe pelo Estado democrático, os programas, os métodos de ensino, os códigos de disciplina. A política permeia todas as relações dentro da Escola, entre professores, entre alunos, entre funcionários, entre professores e alunos, entre alunos e funcionários, todas as relações possíveis são relações políticas, e relações entre iguais. Os professores são iguais aos alunos, e os alunos iguais aos funcionários. As decisões escolares são tomadas por maioria, pondo os alunos em vantagem. Os futuros líderes políticos do país despontam, em geral, na Escola - e são, em geral, alunos, não professores ou funcionários. Para que todos tenham igualmente sucesso escolar, os padrões de avaliação são reduzidos aos mínimo. A qualidade de uma Escola mede-se pelo grau de conformidade, ou de satisfação social dos alunos, que consegue obter, ocupando as chamadas escolas problemáticas os últimos lugares do ranking.No país liberal, a Escola é, em primeiro lugar, uma instituição de aprendizagem e só secundariamente um local de socialização. A Escola visa primariamente preparar profissionais para a vida activa no mundo dos negócios, mas também no da política ou noutro. Tudo é definido pela própria Escola - programas, pedagogias, regras de disciplina - ou até pelo professor individualmente. A variabilidade entre Escolas é considerável, e até dentro da mesma Escola. Todas as relações dentro da Escola possuem um carácter espontâneo, assemelhando-se a relações de negócios, envolvendo reciprocidade. Os professores mais bem pagos são aqueles que mais conseguem impressionar os alunos, e atraír novos alunos; os alunos são avaliados pelo professor, mas também avaliam o professor; o professor ensina os alunos mas também espera aprender com eles. Os padrões escolares variam muito de Escola para Escola, e até dentro da mesma Escola, segundo o grau de exigência do professor. A qualidade de uma Escola é avaliada pelo sucesso profissional dos seus alunos, as mais caras sendo em geral melhores que as mais baratas.No país católico, a Escola combina as duas funções de instituição de aprendizagem e de instituição de socialização, misturando as relações de natureza espontânea com as relações políticas ou oficiais. A função comunitária da Escola visa moderar os excessos da educação familiar, que é excessivamente personalizada, e preparar os alunos para viverem em comunidade. A função de aprendizagem visa preparar os alunos para a vida activa, nos negócios, na política, ou noutras actividades. A autoridade política intervém na Escola para definir o mínimo comunal, em termos de programas, métodos de ensino, regras de disciplina, deixando depois à Escola liberdade para definir tudo aquilo que está para além deste mínimo. Os padrões mínimos de avaliação são geralmente definidos politicamente, podendo a Escola ou o professor depois impôr os seus próprios padrões por cima destes. A qualidade de uma Escola é avaliada pela qualidade dos seus professores, em primeiro lugar, mas também dos alunos que produz, não apenas do ponto de vista académico ou profissional, mas também segundo as outras funções (v.g., familiares, públicas) que eles são chamados a desempenhar na vida, e ainda segundo as virtudes cristãs de temperança, justiça, honestidade, etc.

Sem comentários:

Enviar um comentário