30/04/10

Pesos

Eu pretendo neste post atribuir um peso relativo (em percentagem) sobre a influência que cada uma das correntes de pensamento que identifiquei no post anterior - a socialista, a liberal e a católica - possui em diferentes países da Europa Ocidental e da América do Norte. A avaliação é necessariamente subjectiva, reflectindo o meu conhecimento teórico acerca da presença de cada uma da correntes de pensamento em cada um dos países considerados, bem como a minha obervação directa da vida nesses países.
EUA: Soc: 20; Lib: 70; Cat: 10.
Países Escandinavos: Soc: 60; ; Lib: 30, Cat: 10.
Canadá: Soc: 30: Lib: 50; Cat: 20.
Portugal (Salazar): Soc: 10; Lib: 10; Cat: 80.
Portugal (actual): Soc: 50, Lib. 20; Cat: 30.
Espanha (Franco): Soc: 10; Lib: 20; Cat: 70.
Espanha (actual): Soc: 40; Lib: 40; Cat: 20.
Itália: Soc: 30; Lib: 30; Cat: 40.
Alemanha: Soc: 50; Lib: 30; Cat: 20.
Reino Unido: Soc: 40; Lib: 50; Cat: 10.
França: Soc: 50; Lib: 30; Cat: 20.

4 comentários:

  1. Bom Professor, um esclarecimento?

    Estamos a falar das elites (ou melhor pseudo-elites... mas que de facto nos desgovernam) ou da populaça? Acredito que a populaça em Portugal (principalmente a norte do Mondego) continua profundamente católica.

    ResponderEliminar
  2. Creio que um dos brutais reflexos sociais da penetração das heresias liberal e social em países de tradição católica (Espanha, Portugal) são os números crescentes relativos à violência doméstica (núcleo familiar). Concerteza que uma boa parte dos casos acontecem por motivos passionais, mas creio que o Socialismo com a tal necessidade de igualar tudo e todos, encorajando a perda da autoridade natural e tradicional do Pai face à mulher e até aos filhos e a cegueira do Mercado por outro lado, lançando para o desemprego milhares de Pais e Mães, estão a por as nossas familias sobre uma pressão que as últimas 3 gerações de Portugueses não tiveram.

    ResponderEliminar
  3. Meme,

    Veja isto. A Espanha está num dos últimos lugares do mundo em termos de violência sobre as mulheres, embora a taxa esteja a aumentar.
    Claro, os países católicos adoram a mulher, na figura de Maria, coisa que os protestantes não fazem. Mas a crescente protestantização de Espanha, incluindo a secularização está a fazer aumentar os números.
    http://www.elpais.com/articulo/sociedad/Espana/cola/UE/violencia/machista/elpepusoc/20100430elpepusoc_10/Tes

    ResponderEliminar
  4. Roma cresce em Inglaterra.
    http://www.telegraph.co.uk/news/newstopics/religion/7664705/Anglican-bishops-in-secret-Vatican-summit.html

    ResponderEliminar