25/04/10

liberdade moderna

A concepção moderna de liberdade a que me refiro no meu post anterior também inclui isto, na realidade, como então argumentei, inclui o que se quiser (cf. tb. aqui).
.
Eu gostaria ainda de me dirigir ao Rui a., que tem posto em causa a importância da minha hipótese de base acerca da cultura católica portuguesa, para lhe colocar duas questões:
.
1) Imagina algums jornal português a conduzir uma campanha contra a visita do Papa semelhante àquela que tem sido conduzida pelo Times? Não imagina por certo. Porque o Papa estará em Portugal dentro de dias e nenhum a fez.
.
2) Suponha que a notícia de hoje do Times era publicada num jornal português. Imagina uma caixa de comentários igual à do Times, com todo o tipo de ofensas ao Papa? Não é possível imaginar, significaria que Portugal estaria à beira de uma guerra civil.
.
O Liberalismo que o Rui a. pretende defender está espelhado na caixa de comentários do Times. É um Liberalismo que se fosse implantado em Portugal conduziria à guerra civil (como conduziu depois da Revolução Liberal de 1820; como conduziu a uma revolução para se impôr na Inglaterra em 1688, onde o catolicismo foi derrotado e proibido por cerca de cem anos)

Sem comentários:

Enviar um comentário